A primeira cena de 15 minutos foi criada e apresentada no “II Encontro Ítalo-Brasileiro do Via Rosse Teatro, em Padova/It” (agosto de 2007), sob direção de Norberto Presta. Nessa cena, a atriz após ter entrado em contato com crianças exiladas do deserto do Sahara, interessou-se pelo tema do exílio.
Essas pessoas, que apesar do exílio no nada, ainda nutrem uma pequena possibilidade de sonhar, de criação e de força de vida no meio da aridez do deserto, mantendo a identidade de seu povo como uma defesa, uma possibilidade de reinventar-se. A performance acontece dentro de um carrinho de mão com areia.
Para falar de Exílius é necessário contextualizar o encontro Scena, que deu origem a cena, fruto do espetáculo: O grupo Scena teve sua formação em agosto de 2007, como resultado do “2º Encontro Pedagógico organizado pelo Centro de Produção Teatral Via Rosse”, com coordenação de Sabine Uitz e Norberto Presta, sobre o trabalho físico e vocal do ator e a composição cênica. O encontro aconteceu durante 17 dias, na sede do Via Rosse, em Vighizzolo D’ Este, Padova, na Itália, de 02 a 16 de agosto de 2007, com trabalhos diários de 8 horas, divididos em trabalho corporal, vocal, improvisação e criação cênica.
O projeto Scena, que deu start a esse projeto, teve a iniciativa original dos diretores Sabine Uitz e Norberto Presta de pensar a produção teatral como possibilidades de encontro e como criação de pontes entre culturas. Neste sentido a continuidade com vistas à consolidação deste modo de pensar o fazer teatral caminha em direção à dissolução das fronteiras culturais, construindo uma consciência cooperativa no âmbito da criação artística e do desenvolvimento técnico do exercício do ator. O fato desta proposta de intercâmbio encontrar eco junto à uma atriz brasileira contribui com o fortalecimento da identidade cultural no que concerne à qualidade das pesquisas e inovações no campo do cruzamento das linguagens artísticas e da pesquisa cênica contemporânea, revelando que este país possui não apenas um patrimônio cultural tradicional rico e vastíssimo, mas também que este patrimônio possibilita que seus agentes culturais, produtores e artistas podem, a partir daí, vislumbrar uma criação de vanguarda em diálogo cooperativo com outras culturas O individual e o coletivo, esses dois pontos importantes do trabalho de ator nesse encontro foram levados com extrema seriedade.
Para falar de Exílius é necessário contextualizar o encontro Scena, que deu origem a cena, fruto do espetáculo: O grupo Scena teve sua formação em agosto de 2007, como resultado do “2º Encontro Pedagógico organizado pelo Centro de Produção Teatral Via Rosse”, com coordenação de Sabine Uitz e Norberto Presta, sobre o trabalho físico e vocal do ator e a composição cênica. O encontro aconteceu durante 17 dias, na sede do Via Rosse, em Vighizzolo D’ Este, Padova, na Itália, de 02 a 16 de agosto de 2007, com trabalhos diários de 8 horas, divididos em trabalho corporal, vocal, improvisação e criação cênica.
O projeto Scena, que deu start a esse projeto, teve a iniciativa original dos diretores Sabine Uitz e Norberto Presta de pensar a produção teatral como possibilidades de encontro e como criação de pontes entre culturas. Neste sentido a continuidade com vistas à consolidação deste modo de pensar o fazer teatral caminha em direção à dissolução das fronteiras culturais, construindo uma consciência cooperativa no âmbito da criação artística e do desenvolvimento técnico do exercício do ator. O fato desta proposta de intercâmbio encontrar eco junto à uma atriz brasileira contribui com o fortalecimento da identidade cultural no que concerne à qualidade das pesquisas e inovações no campo do cruzamento das linguagens artísticas e da pesquisa cênica contemporânea, revelando que este país possui não apenas um patrimônio cultural tradicional rico e vastíssimo, mas também que este patrimônio possibilita que seus agentes culturais, produtores e artistas podem, a partir daí, vislumbrar uma criação de vanguarda em diálogo cooperativo com outras culturas O individual e o coletivo, esses dois pontos importantes do trabalho de ator nesse encontro foram levados com extrema seriedade.
Olha só, como são as coisas. Tenho pensado muito no tema "exilados". Tenho vontade de escrever sobre issoe, agora, vc aparece. Legal! Gostei, li um pouco, e volto mais vezes pra entender e receber munição.
ResponderExcluir