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segunda-feira, 8 de junho de 2009

História do processo da investigação.

A primeira cena de 15 minutos foi criada e apresentada no “II Encontro Ítalo-Brasileiro do Via Rosse Teatro, em Padova/It” (agosto de 2007), sob direção de Norberto Presta. Nessa cena, a atriz após ter entrado em contato com crianças exiladas do deserto do Sahara, interessou-se pelo tema do exílio.
Essas pessoas, que apesar do exílio no nada, ainda nutrem uma pequena possibilidade de sonhar, de criação e de força de vida no meio da aridez do deserto, mantendo a identidade de seu povo como uma defesa, uma possibilidade de reinventar-se. A performance acontece dentro de um carrinho de mão com areia.
Para falar de Exílius é necessário contextualizar o encontro Scena, que deu origem a cena, fruto do espetáculo: O grupo Scena teve sua formação em agosto de 2007, como resultado do “2º Encontro Pedagógico organizado pelo Centro de Produção Teatral Via Rosse”, com coordenação de Sabine Uitz e Norberto Presta, sobre o trabalho físico e vocal do ator e a composição cênica. O encontro aconteceu durante 17 dias, na sede do Via Rosse, em Vighizzolo D’ Este, Padova, na Itália, de 02 a 16 de agosto de 2007, com trabalhos diários de 8 horas, divididos em trabalho corporal, vocal, improvisação e criação cênica.
O projeto Scena, que deu start a esse projeto, teve a iniciativa original dos diretores Sabine Uitz e Norberto Presta de pensar a produção teatral como possibilidades de encontro e como criação de pontes entre culturas. Neste sentido a continuidade com vistas à consolidação deste modo de pensar o fazer teatral caminha em direção à dissolução das fronteiras culturais, construindo uma consciência cooperativa no âmbito da criação artística e do desenvolvimento técnico do exercício do ator. O fato desta proposta de intercâmbio encontrar eco junto à uma atriz brasileira contribui com o fortalecimento da identidade cultural no que concerne à qualidade das pesquisas e inovações no campo do cruzamento das linguagens artísticas e da pesquisa cênica contemporânea, revelando que este país possui não apenas um patrimônio cultural tradicional rico e vastíssimo, mas também que este patrimônio possibilita que seus agentes culturais, produtores e artistas podem, a partir daí, vislumbrar uma criação de vanguarda em diálogo cooperativo com outras culturas O individual e o coletivo, esses dois pontos importantes do trabalho de ator nesse encontro foram levados com extrema seriedade.

Um comentário:

  1. Olha só, como são as coisas. Tenho pensado muito no tema "exilados". Tenho vontade de escrever sobre issoe, agora, vc aparece. Legal! Gostei, li um pouco, e volto mais vezes pra entender e receber munição.

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