Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desejos e anseios

A entrada da Alice Possani no projeto como diretora trouxe novo gás para a produção do espetáculo.

Dedicamos algumas horas aos ensaios, mas algumas outras horas importantes para a pesquisa teórica e o desenvolvimento de um pensamento sobre o exílio e a liberdade.


Na obra do Grupo Gasparazzo: Viaggio musicale nei campi profughi Sahrawi, encontramos o canto produzido no campo, em trabalho conjunto dos cantores italianos e dos moradores dos acampamentos: "um muro de silêncio, uma serpente longa de 2.700km, que morde o coração de quem conhece sua história".


Sim, essas pessoas estão confinadas num território doado pela Argélia desde 1975, cercadas por um muro minado de ponta a ponta, com o exército marroquino a espera de qualquer reação. Por mais que o espetáculo use esses dados como metáforas, devo tornar público o horror de um grupo que busca por reconhecimento e sofre a repressão por esse desejo.

Esses povos aguardam um referendo prometido pela ONU, para a votação do reconhecimento de sua área, enquanto isso ou vivem nas piores condições humanas que se possa imaginar ou se exilam em outros países.


Às vezes, pergunto-me o que tem mais valia: o liquido vermelho de milhares de pessoas ou o liquido preto que verte da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário